Prédio


Fonte: Anuário do Ensino do Estado de
São Paulo - 1908 - 1909., 1909.

Em fins de 1894, por ocasião dos exames finais das escolas 
 dessa cidade, o então inspetor literário do distrito, professor
 João M. de Freitas Brito, aventou a idéia da fundação de um grupo escolar, aexemplo do que se fazia em outras localidades.
Em 24 de janeiro de 1895, o grupo foi instalado em um pequeno e velho prédio situado no Largo 13 de Maio, doado, para o funcionamento de uma escola, pelo falecido Dr. Flamínio Antonio do Nascimento Lessa, de quem a instituição conservou o nome.
Instalado o grupo, primeiro funcionou a seção masculina. Tendo o governo do Estado julgado necessária a edificação de um prédio próprio, foi deliberada a sua construção no lugar do antigo, e como o terreno fosse insuficiente, a Câmara Municipal desapropriou um prédio anexo, determinou a demolição de ambos, e alugou outro na rua Municipal, onde o grupo escolar passou a funcionar a partir de 1896, data em que foi criada a seção feminina.


Seu prédio, juntamente com outras 122 escolas públicas da capital e do interior, foi tombado pelo Conselho do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo(CONDEPHAAT), pelo alto valor histórico na evolução educacional do Estado de São Paulo, conforme publicação do Diário Oficial do Estado de São Paulo , do dia 7 de agosto de 2002, páginas 1 e 52. Atualmente, a escola oferece Ensino Fundamental (5ª a 8ª série), Ensino Médio (Geral), Jovens/Adultos – Ciclo II (5ª a 8ª série e Médio).



BIBLIOGRAFIA

CORRÊA, Maria Elizabeth Peirão; NEVES, Helia Maria Vendramini e
MELLO, Mirela Geiger de. A r q u i t e t u r a e s c o l a r p a u l i s t a : 1 8 9 0 1 9 2 0 . São Paulo FDEDiretoria de Obras e Serviços, 1991.


FERREIRA, Avany De Francisco, CORRÊA, Maria Elizabeth Peirão e
MELLO, Mirela Geiger de. A r q u i t e t u r a e s c o l a r p a u l i s t a : r e s t a u r o . São Paulo: FDE, 1998.


SÃO PAULO (Estado). Inspectoria Geral do Ensino. A n n u a r i o d o E n s i n o d o E s t a d o d e S ã o P a u l o . São Paulo: Typ. Augusto Siqueira & C., 19071908.


SÃO PAULO (Estado). Directoria Geral da Instrucção Publica. A n n u a r i o d o E n s i n o d o E s t a d o d e S ã o P a u l o . São Paulo: Typ. Siqueira, 19081909.


SÃO PAULO (Estado). Directoria Geral da Instrucção Publica. A n n u a r i o d o E n s i n o d o E s t a d o d e S ã o P a u l o . São Paulo: Typ. Siqueira, 1913.


SÃO PAULO (Estado). Directoria Geral da Instrucção Publica. A n n u a r i o d o E n s i n o d o E s t a d o d e S ã o P a u l o . São Paulo: Typ. Augusto Siqueira & C., 1915.