segunda-feira, 31 de março de 2014

Professor Mayr - Troféu Cata-Vento




Troféu Cata-Vento 2013



O Troféu Cata-Vento é o prêmio do programa Solano Ribeiro e a nova música do Brasil aos melhores da produção independente. Foi idealizado por Solano Ribeiro, instituído em 2007 e chega a sua sétima edição. Em 2013, como nos anos anteriores, Solano se encarregou da escolha de todos vencedores, com toda liberdade, autonomia e isenção que a Rádio Cultura Brasil lhe proporciona.

O apresentador revelou, no último dia 8 de dezembro, o resultado do trabalho que teve como referência a audição de mais de 700 músicas veiculadas nas últimas 52 semanas. Conheça as revelações feminina e masculina, quem foi o melhor do samba e do Hip-Hop. Qual o melhor CD e a melhor música da temporada. Ainda há prêmios nas categorias cantor, cantora, música raiz, experiência sonora, instrumental, conjunto e pop.

Para todos, Solano Ribeiro deixa o seguinte recado: "trezentas e setenta e nove semanas. Mais de sete anos no ar na tentativa de abrir espaços. Muitos começavam quando começamos. Alguns se tornaram astros ou estrelas e seus talentos brilham. Outros esperam por sua hora de ocupar o lugar que merecem. E também aqueles que estão por começar. Assim é a vida. Feita de começos e recomeços. O que era a Nova Música se transformou na Música Popular do Brasil, a MP do B que continua sem saber por onde ir, sem saber para onde ir. Só sabe que sua missão é ir por aí, ao sabor dos ventos. Ventos que movem Cata-Ventos".

Confira todos os vencedores:

Revelação feminina: Anna Larousse - Curitiba (PR)
Revelação masculina: Trio Tião Duá - Belo Horizonte (MG)
Experimental: Axial - Campinas (SP)
Conjunto: Cobra Coral - Belo Horizonte (MG)
Samba: Alvinho Lancellotti - Rio de Janeiro (RJ)
Hip-hop: Projota - São Paulo (SP)
Música raiz: Noel Andrade - São Paulo (SP)
Instrumental: Sérgio Ferraz - Recife (PE)
Pop: Bruno Souto - Recife (PE)
CD: Estados Alterados, de Rodrigo Pitta
Cantora: Flávia Bittencourt - São Luiz (MA)
Cantor: Mayr - Lorena (SP)
Música: "Delicadeza III – Pata humana pata", de Socorro Lira


Primeiro lugar entre os mais de 700 inscritos no Troféu Cata-Vento. O prêmio ( melhor cantor ) foi para o professor da rede estadual Mayr Eugenio de Oliveira Junior. Para concorrer ao prêmio o professor encaminhou à rádio o CD de divulgação do seu trabalho "Aquele Canto". Ele conta que foi uma surpresa quando a produção o comunicou da vitória. "Fiquei muito feliz, nem sabia que tinha premiação. O reconhecimento é muito importante quando se faz um trabalho dentro da arte. Receber o prêmio de melhor cantor é impar", comemora o professor.

 Mayr é professor de Arte há 13 anos, em Guaratinguetá. Divide seu tempo lecionando aulas de piano, violão, canto e história da arte na E.E. Dr. Flamínio Lessa e na ETEC Alfredo de Barros Santos, e possui mais de 150 composições próprias de Música Popular Brasileira. Atualmente está em fase de gravação do seu CD, que mistura elementos indígenas, MPB, Blues e Jazz. Conciliar as duas profissões, segundo o professor, é fácil, pois ele tem a música como ferramenta em sala de aula. "Os alunos sabem que eu canto e componho. Conhecem e cantam minhas composições", conta o professor e músico. Mayr também foi bolsista de canto no Festival de Inverno de Campos do Jordão, de 1996 a 1997, onde estudou com professores nacionais e internacionais.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário